quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Lenda  De S.Martinho
Martinho, valente soldado romano estava de regresso a sua terra, algures em França, depois de servir o Império em Itália. Regressava através dos Alpes (serra muito alta onde, durante todo o ano faz muito, muito frio, vento e mau tempo), montado no seu cavalo, e bem agasalhado para a viagem: tinha uma capa vermelha, que todos os soldados romanos usavam.
De repente, aparece-lhe um mendigo, vestido com roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar.
Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
E diz a lenda que, nesse momento, de repente, as nuvens as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! Foi como uma recompensa de   Deus a Martinho por ele ter bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de 3 dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de S.Martinho.


 Agora vamos ver o pequeno resumo que elaboramos na aula de Língua Portuguesa!
     
Corajoso Martinho, soldado gaulês, viajava montado num cavalo. Surpreendido por um mendigo enregelado, paga na sua capa vermelha e dá-lha.
Deus recompensa a bondade de Martinho com calor. 
Por isso, fala-se no Verão de São Martinho em pleno Outono.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Retrato de Manuel de Arriaga

Apresentamos, de seguida, o 1º Presidente da Republica, Manuel de Arriaga. Esta actividade de escrita surge na aula de Estudo Acompanhado e de Língua Portuguesa no âmbito comemorações do 5 de Outro da nossa escola.
A sua elegância podia ver-se quer na maneira de vestir a melhor moda que existia naquele tempo e quer na forma esguia do seu rosto. Os seus olhos pequenos e amendoados, mais a sua barba bem definida mais pareciam um pinheiro invertido, davam-lhe um aspecto sério e de autoridade.
Porém, o seu sorriso dá-lhe um ar de simpático. Esta, de certeza que ajuda ao seu prestígio, como um aluno brilhante, quando discursava obtinha um bom mérito para o seu cargo. A sua cultura era constituída por a poesia e pela literatura. Com os livros, ele era um homem com muita garra por isso é que uma pessoa que revolucionária.
Manuel de Arriaga parece ser uma pessoa simpática, amiga e um bom governador.

sábado, 2 de outubro de 2010

Auto-Retrato



O meu nome é Cristiana, mas podia chamar-me Carolina, porque os meus pais gostavam desse nome.
Tenho uns olhos castanhos como, uns cabelos castanhos-escuros e, quando fico triste penso nos momentos bons da minha vida ouvindo música.
Se eu fosse um animal, seria uma gata, porque nasci no mês dos gatos.     


Quando era mais pequeno(a), pensava que era tudo muito fácil.
Contam-me que eu fazia birras e muitas asneiras, porque queria alguma coisa e não me davam e também porque partia algumas coisas. O que mais prefiro é dançar e ser ginasta, porque sempre foi o meu sonho. Às vezes, fecho os olhos e peço como desejo que seja feliz e que tenha o que quero na vida.
O meu nome é Cristiana, mas podem chamar-me Cris. Se eu fosse uma coisa, seria ouro. Se fosse uma flor, seria uma rosa. Mas sou apenas uma rapariga chamada Cristiana que sonha com ter um futuro feliz. Nasci num dia em que a lua já espreitava. Gosta de ouvir a música Say Ok de Vanessa Hudgens, de cheirar as flores e sentir o vento.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ola amigos cheguei!!

Este Bloggue foi criado para a amostrar a todos como o português é, espero que gostem !!