sábado, 18 de junho de 2011

Intertextualidade - Textos em Diálogo


Intertextualidade

Textos em Diálogo
Exercício de Intertextualidade


Texto A
Texto B
Texto C
“ (...) Deitara veneno no vinho.
Anoiteceu. Um bando negro de corvos grasnava.
Os três irmãos jaziam mortos. O primeiro entre os silvados, o segundo na fonte, o terceiro, sobre a erva.
O tesouro ainda lá está, na espessura da mata.”






Seis Contos de Eça de Queirós recontados por Luísa Ducla Soares, O Tesouro Terramar
O sol do Outono, as folhas
a cair,
A minha voz baixinho
soluçando,
Os meus olhos, em
lágrimas, beijando
A terra, e o meu espírito a
sorrir...


Eis como a minha vida vai
passando
Em frente ao seu
Fantasma... E fico a ouvir
Silêncios da minha alma e
o ressurgir
De mortos que me foram
sepultando...


E fico mudo, extático,
parado
E quase sem sentidos,
mergulhando
Na minha viva e funda
intimidade...


Só a longínqua estrela em
mim actua...
Sou rocha harmoniosa à
luz da lua,
Petrificada espinhe de
saudade...
Teixeira de Pascoães,
in 'Elegias'












 In google imagens








    Relações de Intertextualidade/Pontos de Relação entre os textos
  •  Intertextualidade Formal


Texto A - Texto Narrativo – Excerto do Conto “O Tesouro” - de Eça de Queirós
Texto B - Texto Poético (4 estrofes) - de Teixeira de Pascoães
Texto C - Texto icónico/fotografia – Imagem do Google

  Pontos de Relação Semelhantes e Diferentes:

Sem comentários: